PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ROSAMARIA MURTINHO E NATHÁLIA TIMBERT

Rosamaria Murtinho e Nathália Timberg juntas no palco já seria motivo suficiente para ir ao teatro. Num texto do David Hare a vontade de ir correndo só aumenta.



Sopros de Vida, nova montagem das atrizes veteranas, estará em cartaz no Teatro Alberto Maranhão nos dias 12 e 13 de novembro (sábado às 21h e domingo às 20h), e conta a história de duas mulheres com algo em comum: o mesmo homem. Esposa e Amante, ambas abandonadas por Martin, personagem que nunca aparece em cena, se encontram tempos depois para conversar sobre os 25 anos em que foram rivais e como eram seus relacionamentos. Rosamaria é Frances, a esposa enganada, escritora que atualmente faz certo sucesso. Frances teve um casamento de aparências felizes, mas sabia que o marido não era fiel; mulher recatada, vivia para sua família e busca na sua antiga rival inspiração para um livro de memórias. Madeleine, a amante vivida por Nathália Timberg, é museóloga, culta, liberal, viveu sua juventude com plenitude. Mais velha que Frances e que o próprio Martin, Madeleine hoje mora em sua casa na Isle of Wight, sul da Inglaterra, onde se passa toda a cena.

David Hare adaptou os romances As Horas (de Michael Cunningham) e O Leitor (de Barnhard Schilink) para o cinema. Sua peça de maior sucesso, Plenty, foi adaptada para o cinema em 1985. O filme foi estrelado por Meryl Streep e Ian McKellen. Sopros de Vida (The Breath of Life) foi escrita para Judi Dench e Maggie Smith no mesmo ano da adaptação de As Horas. Os dois trabalhos fizeram Hare mergulhar no universo feminino em histórias onde o contar é tão importante quanto o escutar em silêncio e absorver o que está sendo contado.

Com isso, o texto é cheio de pausas, devidamente respeitadas pelas atrizes. As opiniões e dúvidas, até então, enterradas na vida dessas duas mulheres que nunca se enfrentaram, vem aos poucos à tona. Em casa frase, descobre-se um pouco mais sobre as relações Madelaine-Martin e Frances-Martin. A plateia fica na expectativa de um confronto verbal ou até mesmo físico, mas este só acontece no campo das ideias. Em cada informação que uma descobre da outra, uma ferida é aberta, uma chaga é exposta. Aos poucos, as duas rivais se encontram uma na outra. Ao fim da visita, Frances agradece a Madaleine, que reflete sobre tudo o que ouvira.

A maneira como sutilmente uma personagem observa cada movimento da rival é consequência da competente direção do conceituadíssimo Naum Alves de Souza. O cenário realista de Celina Richers retrata a sala da casa de Madeleine com destaque para os objetos que caracterizam sua personalidade, realçados pela luz de Wilson Reiz. O figurino reflete corretamente o estilo de cada uma das personagens. A realização é da Montenegro e Raman e Idearte Produções.

A montagem fica em cartaz em curta temporada somente neste final de semana de novembro e assistir a esse encontro de Damas do nosso teatro é uma oportunidade única.

SOPROS DE VIDA
Teatro Alberto Maranhão
Endereço: Praça Augusto Severo, S/N, Ribeira
Tel: (84) 3222-3669 / 8837-1553 / 9108-2490

Dias: 12 e 13 de novembro de 2011
Horários: Sábado às 21h e domingo às 20h
Ingressos: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)
Ponto de Venda: Ótica Diniz do (Midway Mall)

Nenhum comentário:

Postar um comentário