PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CARLOS ZENS É NOSSO

Novos projetos potiguares foram escolhidos para compor, neste ano, a tradicional programação dos Centros Culturais Banco do Nordeste (BNB), localizados em Fortaleza e Juazeiro do Norte (Ceará), e em Souza (Paraíba). A instituição anunciou na última segunda-feira, 31, a aprovação de cinco artistas do Estado, entre eles o flautista Carlos Zens e o Grupo Estação de Teatro, de Natal. O Banco do Nordeste lança todos os anos, em setembro, edital público para selecionar artistas que circularão por seus Centros Culturais. Em 2010 foram inscritas mais de mil propostas de todo o país.




Outros potiguares selecionados para o segmento musical do projeto foram os Meirinhos do Forró e o grupo instrumental Saturnino e o Disco Avoador. Eles farão turnês pelos três espaços. Na Paraíba, a professora aposentada da UERN, Maria Fernandes de Carlos, de Alexandria, irá ministrar um curso sobre o poeta popular cearense Patativa do Assaré. Representante do estado nas artes cênicas, o Grupo Estação de Teatro apresentará a peça “Em Cada Canto um Conto” em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa. Com a atriz Nara Kelly à frente, juntamente com o músico Caio Padilha, o espetáculo brinca com a imaginação do público por meio de histórias populares.


O instrumentista, professor e compositor Carlos Zens levará aos estados do Ceará e Paraíba o show Do Mar ao Sertão, que conta com músicas autorais como “Caravanas Brasileiras”, em parceria com Pedro Paulo; “Tempo de Espera”, com Petrônio Aguiar; “Timoneiro dos Ventos”, e “Cirandando pela Praia”. Carlinhos já apresentou o show na SBPC, na UFRN, mas está fazendo as devidas adaptações para o BNB. “Claro que eu vou aprimorar, pôr novas músicas, adaptar o formato às apresentações na estrada”, afirma. A apresentação está programada para setembro.

Segundo o flautista, o show original tinha bastante conexão com a poesia, recitada junto às canções. “Vou ter que adaptar mais músicas ao formato instrumental. No show da SBPC eu usei alunos da escola de arte de Panatis. Não poderei usar o mesmo formato nos shows da BNB, irei com menos gente”, explica. O show terá composições de seus discos “Potiguara”, “Tocador de flauta”, “Fuxico de feira” e “Arapuá no cabelo”, mesclados a versos de Patativa do Assaré, Oswaldo Lamartine, Elomar e Guimarães Rosa, cirandas, e versões para Vivaldi e Luiz Gonzaga.

Zens já havia trabalhado com o BNB Instrumental nos anos de 2002 e 2004, só em Fortaleza. Ele está empolgado com a possibilidade de circular. “Irei para uma área de cultura efervescente, que é o Cariri. Tem muita coisa boa em música, cinema, literatura. É uma área muito produtiva e poderei fazer contatos, articular shows e projetos. É algo muito bom para o artista”, conclui.

FONTE: www.tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário