PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ARTISTAS SE UNEM PARA ACELERAR PLANO DE CULTURA

Fonte:
ViverNatal, 21 de Fevereiro de 2011 - Tribuna do Norte
Yuno Silva - Repórter

Não é nenhuma novidade a urgência para se elaborar um Plano Estadual de Cultura que possa incluir, de uma vez por todas, o RN no circuito do Ministério da Cultura. É notória - e histórica - a falta de políticas públicas para o segmento cultural, fato que deixa o Estado na lanterna quando o assunto é investimentos no setor, e que reflete diretamente na constante desvalorização da já combalida identidade cultural potiguar.
Um dos mecanismos criados na gestão do então ministro Gilberto Gil para minimizar essa deficiência são os Pontos de Cultura, iniciativa que vem rendendo bons resultados por todo o Brasil e já serve de exemplo mundial como forma de alavancar o desenvolvimento social, cultural e econômico.
Antes de começarem a conjugar o verbo ‘vir’ no passado, representantes dos Pontos de Cultura do RN estão se organizando para evitar o desmantelamento da rede e a conseqüente paralisação das atividades nos 79 Pontos em funcionamento.
Para traçar estratégias e realizar um diagnóstico da situação, a Comissão Institucional dos Pontos de Cultura se reuniu na manhã de ontem (21), na Casa da Ribeira, com o intuito de buscar soluções concretas para projetos como o Conexão Felipe Camarão, coordenado pela Ong Terramar, entre outros. “Nosso Estado precisa de uma política cultural democrática, é uma necessidade urgente. Temos programas em andamento que dependem de recursos para não serem prejudicados”, disse Vera Santana, produtora cultural do Conexão.
Os Pontos de Cultura deverão entregar à secretária Isaura Rosado um dossiê com estatísticas e resultados da atuação dos Pontos como geração de renda.
Paralelamente aos movimentos da Comissão Institucional dos Pontos de Cultura, uma visita oficial da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado está agendada para a manhã de hoje com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, em Brasília. Na pauta, reivindicações do RN para um amplo projeto de apoio à cultura popular e novas parcerias entre o MinC e a FJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário