PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O BARULHINHO BOM NO BECO DA LAMA

Por Sérgio Vilar
NO DIÁRIO DO TEMPO



É sintomático o silêncio das pessoas que assinaram o abaixo-assinado contra os shows no Beco da Lama, na matéria do DN. E a fonte anônima encontrada pela reportagem reforçou a questão dizendo ser conflito pessoal entre Neide do Bar da Meladinha e outra senhora que vende café da manhã por ali. E a promotoria do Meio Ambiente se valeu apenas desse protesto coletivo quase anônimo. Fez seu papel. Mas há que se investigar melhor o assunto. Não pode parar nessa instância.

Além do valor boêmio, tradicional e cultural, há esse fator pessoal. Não fosse assim, esses reclamantes fariam côro contra a dita poluição sonora para ressaltarem sua defesa. Mas não, estão com vergonha, medo. Então que tal saber da origem dessas 14 ou 15 assinaturas se realmente há incômodo e de que forma o problema seria solucionado? Aposto cinco meladinhas como se acha um horário e um dia adequado para os shows, sem perda para ninguém. Aposto até mais um picado em Nazaré como essas pessoas foram induzidas a assinar essa reclamação. Ninguém vai querer ver o Beco novamente abandonado, entregue à sorte das ruas.

Por Marcelo Veni
COMENTÁRIO



Dona Eliane, a mulher do Cuzcuz, autora da denúncia de poluição sonora junto ao DEPREMA é hoje uma das mais bem sucedidas comerciantes do Beco da Lama, é proprietária de um grande imóvel onde embaixo funciona seu restaurante e em cima, com dois andares onde distribui a moradia de seus familiares e funcionários vindo do interior. Os atritos pessoais acumulados desde 2004 com Neide do Bar da Meladinha a incentivou reunir seus familiares e funcionários em um pseudo abaixo assinado para acabar com os shows no beco. É certo que peregrinou em blocos de apartamentos colhendo algumas assinaturas, levou muitos nãos de vizinhos e clientes do Bar da Meladinha que não concordaram com a ação dela. Em três dialogos que tive com ela, dois por celular e um pessoalmente ela afirmou que não se importaria que os shows continuassem caso eu conseguisse que o público não ficasse em frente ao restaurante dela (o que foi resolvido com a cada show eu conversando diretamente com as pessoas), e que carros não fossem estacionados próximos a sua residência (Colocamos um segurança que passou a cuidar disso). Dois outros pedidos foram a colocação de maderite separando seu espaço do público e do beco próximo aos shows (o que não foi autorizado pela SEMOB) e a colocação de Banheiros Quimicos (não resolvido por questões financeiras, já que os shows são gratuitos). A raiva de Dona Eliane não acaba agora. O próximo passo dela é fechar o Bar da Meladinha, uma outra denúncia dela já se encontra no mesmo processo com a Promotora Rossana Sudário que disse na audiência: “Vou resolver logo essa questão dos shows e depois resolvo a do Bar da Meladinha”.

Fonte: http://www.substantivoplural.com.br/aposto-pessoas-foram-induzidas-a-assinarem-reclamacao-contra-barulho-no-beco-da-lama/#more-40775

Nenhum comentário:

Postar um comentário