PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O ANJO QUE NINGUÉM QUER

Por Yuno Silva
Fotografia: Aldair Dantas

A incerteza de um futuro tranquilo volta a rondar o Anjo Azul, escultura de 12 metros que serviu como ponto de referência para galeria de arte homônima que funcionou entre 2007 e 2010 no Tirol. Com 28 toneladas de ferro e concreto, a obra do artista plástico José Jordão precisa encontrar rapidamente um novo endereço para afastar o risco de ser demolida. O Anjo já foi oferecido como doação para as prefeituras de Natal, Maxaranguape no litoral Norte e a serrana Monte das Gameleiras, mas os custos com sua remoção, transporte (dentro do RN) e reinstalação, além da necessidade de se contratar uma equipe especializada para executar o trabalho, ainda não permitiram a concretização de um acordo.



A construção do Anjo Azul consumiu cerca de R$ 190 mil, e o custo total para ele mudar de lugar está estimado em R$ 30 mil. O artista se comprometeu em acompanhar todas as etapas do processo do trabalho e estará a postos para efetuar qualquer reparo.



Receoso de ver seu trabalho reduzido a escombros, pois o imóvel onde está instalado foi vendido à empresa pernambucana Adroaldo Tapetes que pretende construir uma nova sede para a filial natalense da loja e o proprietário já adiantou que o projeto não inclui a escultura, Jordão está engajado para dar um destino digno ao Anjo Azul. "Se o problema é o custo, estou buscando apoio da Fundação José Augusto e vereadores de Natal prometeram ajudar a conseguir parte desse dinheiro. Não estou pedindo nada pela obra de arte, mas não quero deixar ela de qualquer jeito", disse, informando que prefere não levar a escultura para à beira mar - "com a maresia, a escultura não vai durar mais de 30 anos, no máximo 50 anos. É pouco, quero que ela dure pra sempre!"

Leia mais em http://tribunadonorte.com.br/noticia/o-anjo-que-ninguem-quer/210918

Nenhum comentário:

Postar um comentário