PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O BRASIL É O PAÍS DA DANADA DA CACHAÇA

A CACHAÇA

A cachaça é uma bebida que vem ganhando notabilidade no cenário mundial. Atualmente é muito consumida tanto nacionalmente como internacionalmente. No Brasil é a segunda bebida alcoólica mais consumida, perdendo somente para a cerveja.



A produção da cachaça é fundamental para economia do Estado de Minas Gerais. A sua importância abrange municípios como Salinas, cidade que mais se sobressai na produção de cachaça artesanal, e de outros municípios como Novo Horizonte, Taiobeiras, Rio Pardo de Minas, Rubelita.

HISTÓRIA DA CACHAÇA

A cachaça surgiu no Brasil Colônia. O primeiro núcleo de colonização portuguesa, no início do século XVI, ao trazerem suas práticas de cultivo, também trouxeram a matéria-prima da cachaça, a cana-de-açúcar.

Entre 1532 e 1548, em um engenho da Capitania São Vicente, é descoberto um vinho de cana de açúcar, que ficava em cochos de madeiras para os animais. Os Senhores de Engenho passaram a servir este caldo, chamado Cagaça, para os escravos. Da Cagaça surgiu a Cachaça.

PRODUÇÃO DA CACHAÇA

A cachaça é um destilado feito à base de cana-de-açúcar, leveduras e água. O processo de produção segue as etapas de corte da cana, fermentação, destilação e envelhecimento.

Primeiro é feito o corte da cana e a extração da garapa (suco originado da moagem da cana). Em seguida há o processo de fermentação, ou seja, infusão do de algum grão de cereal em água quente que com o auxílio do lêvedo gera um líquido alcoólico a partir dos açúcares em suspensão. A fermentação também pode ocorrer espontaneamente depois do corte da cana. Indústrias incitam a fermentação com agentes químicos.

Após a fermentação há a fase de destilação. A garapa (suco de cana) fermentada é levada para o alambique onde é aquecida. Através da aplicação de calor é extraído o álcool.

Após a destilação, a cachaça pode ser engarrafada ou envelhecida em madeira. O importante no envelhecimento é permitir a oxidação do álcool. Um recipiente de metal por não permitir a entrada do ar, não permite um envelhecimento adequado.

Desta maneira, o envelhecimento é feito com a guarda da cachaça em barris de madeira. Podem ser usadas madeiras como o carvalho, ipê, pau d’água, bálsamo, jequitibá-rosa, manduirana, Umburana. A escolha de um bom barril de madeira é importante para o gosto final do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário