PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

sábado, 30 de julho de 2011

NINGUÉM DEVOLVE NOSSO DINHEIRO

OLHA QUE COISA MAIS LINDA

Tá uma adolescente. Nas primeiras vacinas, estirilizada e com uma varanda para um jardim. É linda minha gata miluka.



Vetinária: Dra. Ana Márcia.
PRONTOVET: 3207.2932

gatamiluka.blogspot.com

FÁTIMA AGUIAR - ESTRELAS DOS OLHOS

Contatos: (84) 8804-6305/9937-2686/9126-6977

É FESTA: PRETA ÍRIS CONVIDA

Festa para a Produtora Cultural Preta Íris neste domingo. Parabéns para a aniversariante da semana.


ARROXÉ NO CANTO DA LIRA

Neste sábado, 30.07, banda ARROXÉ no programa O CANTO DA LIRA, às 10h45 com reprise domingo, 10h30 na SimTV (afliada a Rede TV!)



www.cantodalira.com.br

SUGESTÃO PARA UMA BOA LEITURA

MENTES PERIGOSAS - O PSICOPATA MORA AO LADO

Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem a mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderí­amos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equí­voco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muití­ssimo bem.



"Mentes Perigosas" discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "predadores sociais" com aparência humana estão por aí­, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou ní­vel social.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

PATRÍCIA REHDER GALVÃO: A PAGU

Bem antes de virar Pagu, apelido que lhe foi dado pelo poeta Raul Bopp, Zazá, como era conhecida em família, já era uma mulher avançada para os padrões da época, pois cometia algumas “extravagâncias” como fumar na rua, usar blusas transparentes, manter os cabelos bem cortados e eriçados e dizer palavrões. Ela não queria saber o que pensavam dela, tinha muitos namorados e causava polêmica na sociedade. Esse comportamento não era nada compatível com sua origem familiar, que era uma tradicional família e muito conservadora.

Ao contrário do que se propaga, Pagu não participou da Semana de Arte Moderna. Tinha apenas 12 anos, em 1922, quando a Semana se realizou. Em 1925, com quinze anos, passa a colaborar no Brás Jornal, assinando Patsy.

O apelido Pagu surgiu de um erro do poeta modernista Raul Bopp, autor de Cobra Norato. Bopp inventou este apelido, ao dedicar-lhe um poema, porque imaginou que seu nome fosse Patrícia Goulart e por isso fez uma brincadeira com as primeiras sílabas do nome.

Com 18 anos, mal completara o Curso na Escola Normal da Capital (São Paulo, 1928) e já está integrada ao movimento antropofágico, de cunho modernista, sob a influência de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. É logo considerada a musa do movimento.



Em 1930, um escândalo para a sociedade conservadora de então: Oswald separa-se de Tarsila e casa-se com Pagu. Especula-se que eles eram amantes desde a época que Oswald era casado. No mesmo ano, nasce Rudá de Andrade, segundo filho de Oswald e primeiro de Pagu. Os dois se tornam militantes do Partido Comunista.

Ao participar da organização de uma greve de estivadores em Santos Pagu é presa pela polícia política de Getúlio Vargas. Era a primeira de uma série de 23 prisões, ao longo da vida. Logo depois de ser solta, em (1933), partiu para uma viagem pelo mundo, deixando no Brasil o marido e o filho. No mesmo ano, publica o romance Parque Industrial, sob o pseudônimo de Mara Lobo.

Em 1935 é presa em Paris como comunista estrangeira, com identidade falsa, e é repatriada para o Brasil;. Separa-se definitivamente de Oswald, por conta de muitas brigas e ciúmes. Ela retoma sua atividade jornalística, mas é novamente presa e torturada pelas forças da Ditadura, ficando na cadeia por cinco anos. Nesses cinco anos, seu filho é criado por Oswald.

Ao sair da prisão, em 1940, rompe com o Partido Comunista, passando a defender um socialismo de linha trotskista. Integra a redação de A Vanguarda Socialista junto com seu marido Geraldo Ferraz, o crítico de arte Mário Pedrosa, Hilcar Leite e Edmundo Moniz.

Casa-se novamente com Geraldo Ferraz, e dessa união nasce seu segundo filho, Geraldo Galvão Ferraz, em 18 de junho de 1941. Ela passa a morar com os dois filhos e o marido. Oswald visita Rudá e eles passam a se relacionar como amigos.

Nessa mesma época viaja à China e obtém as primeiras sementes de soja que foram introduzidas no Brasil.

Em 1952 frequenta a Escola de Arte Dramática de São Paulo, levando seus espetáculos à Santos. Ligada ao teatro de vanguarda apresenta a sua tradução de A Cantora Careca de Ionesco. Traduziu e dirigiu Fando e Liz de Arrabal, numa montagem amadora onde estreava um jovem artista Plínio Marcos.

É conhecida como grande animadora cultural em Santos, onde passa a residir com marido e os dois filhos. Dedica-se em especial ao teatro, particularmente no incentivo a grupos amadores. Em 1945 lança novo romance, A Famosa Revista, escrito em parceria com o maridoGeraldo Ferraz. Tenta, sem sucesso, uma vaga de deputada estadual nas eleições de 1950.

Ainda trabalhava como crítica de arte, quando foi acometida de um câncer. Viaja a Paris para se submeter a uma cirurgia, sem resultados positivos. Decepcionada e desesperada por estar doente, Patrícia tenta suicídio, o que não se concretizou. Sobre o episódio, ela escreveu no panfleto "Verdade e Liberdade": "Uma bala ficou para trás, entre gazes e lembranças estraçalhadas". Volta ao Brasil e morre em 12 de dezembro de 1962, em decorrência da doença, para total tristeza de marido e filhos.

Em 2004 a catadora de papel Selma Morgana Sarti, em Santos, encontrou no lixo uma grande quantidade de fotos e documentos da escritora e do jornalista Geraldo Ferraz, seu último companheiro. Estes fazem parte hoje do arquivo da UNICAMP.

Em 2005, a cidade de São Paulo comemorou os 95 anos de nascimento de Pagu com uma vasta programação, que incluiu lançamento de livros, exposição de fotos, desenhos e textos da homenageada, apresentação de um espetáculo teatral sobre sua vida e inauguração de uma página na Internet. No dia exato de seu nascimento, convidados compareceram com trajes de época a uma festa Pagu, realizada no Museu da Imagem e do Som.

Outra faceta de Pagu é como desenhista e ilustradora. Participou da Revista de Antropofagia, publicada entre 1928 e 1929, entre outras. Recentemente foi publicado o livro Caderno de Croquis de Pagu, com uma coletânea de trabalhos da artista, bem como foi realizada uma exposição de alguns de seus desenhos na Galeria Hermitage.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BREGA IN BECO NO BECO DA LAMA



Desta vez o Beco da Lama (rua Coronel Cascudo, Cidade Alta) recebe nesta sexta-feira (29) a banda de BREGA ROCK I´m Not Cat Now. No repertório, novas versões para as músicas de Falcão, Reginaldo Rossi, Odair José, Wando e outros representantes da música brega. O show começa a partir das 20h, com entrada gratuita. Informações: 9175 9870

CIRCUITO RIBEIRA EM AGOSTO



Programação Circuito Cultural Ribeira – 07 de Agosto de 2011

(Tema: Dança)

TUDO GRATUITO

16h – 22h – Participação especial de bailarinos e companhias de dança que participam do 3º Encontro de Dança Contemporânea do RN

Centro Cultural DoSol
Rua Chile
A partir das 18h
Full Time Rockers (CE)
Leptospirose (SP)
MC Priguissa (RN)

Casa da Ribeira
Rua Frei Miguelinho
10h30(excepcionalmente) – Palestra prática de dança contemporânea com Lenora Lobo (parte da programação do 3º Encontro de Dança Contemporânea do RN);
16 – “Sobre o que restou” – Procura-se Cia. de Dança (na Sala Cosern – parte do 3º Encontro de Dança contemporânea do RN);
17h – “As pelejas de Birico, Mateus e Catirina – aos mestres com carinho” – Cia. Teatral Monicreques. (na rua em frente à Casa);
17h – Encontro entre criadores e curadores de Dança (Sala Petrobras de arte contemporânea);
18h – Poesia Esporte Clube (café 1911)
19h – “Do mar ao sertão” – Carlos Zens e banda (Sala Cosern de Teatro) –
Todos os ingressos podem ser retirados a partir das 14h.

Espaço à Deriva
Rua Frei Miguelinho (em frente à Casa da Ribeira)
Das 16h às 21h – feira de artesanato ARTE NÔMADE na calçada do Espaço à Deriva
17h30 – Estreia da vitrona à deriva (traga seu vinil para tocar)
18h30 – “Para eu parar de me doer(plano de fuga)” – Experimentação em teatro e em dança. Com: Dani Vasconcellos, Raissa Tatiane & Thiago Medeiros. Colaboração cênica: Ana Cláudia Viana, Henrique Fontes, Nei Cirqueira, Simona Talma & Vitor Santhiago.
19h30 – Festa do Vinil – ( festinha ao ritmo de música de vitrona – tragam o seu LP)

Espaço Cultural Gira Dança
Rua Frei Miguelinho
16h Abertura da Loja Mundo Gira
16h30 Vídeo Documentário Figuras da Dança: Angel Vianna
17h Gira Dança
17h30 Documentário A Cura – Direção de Rodrigo Sena
18h Grupo Parafolclórico da UFRN
18h30 Gira Dança
19h Orquestra de Berimbau EGBE

ARMAZÉM HALL
Rua Chile
19h às 22h – Samba de Mesa

Central Ribeira Botequim
Rua Chile
19h – Roda de samba com Isaque Galvão.

ATELIER DE FLÁVIO FREITAS
AV. DUQUE DE CAXIAS
18h às 21h30 – Exposição de obras recentes do artista

Nalva Melo Café Salão
Av Duque de Caxias
16h – Bazar
18h – Aula de dança do ventre com Michelle Mahsin
(parte do 3º Encontro de Dança do RN)
19h – Oficina ” Aprendendo a ler Partituras” com Oswin Lohss(GER)
20h – Lançamento do cd ” +QIMPERFEITO ” de Romildo Soares

CONSULADO BAR
Rua das Virgens
19h30 – BANDA CONSULADO ( ANOS 80 INTERNACIONAL)

BURACO DA CATITA
Rua das Virgens
18h – Aulão de dança de salão Fernanda Lievore e Fabiano Evangelista (parte do 3º Encontro de Dança do RN)
19H30 – 21h – regional choro do elefante

PROFESSORA AMANDA GURGEL

A professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, foi homenageada no Teatro Riachuelo por Edson Cordeiro. Abaixo, momentos pós-show.







quarta-feira, 27 de julho de 2011

SOLUÇÃO: 4 VIAS EM 1 SÓ SENTIDO

Do Diário de Natal



Se os estudos comprovarem a viabilidade técnica e prática para os motoristas, a partir de setembro a prefeitura de Natal fará mudanças nas avenidas Antônio Basílio, Nascimento de Castro, Amintas Barros e Miguel Castro, todas em Lagoa Nova. Todas elas podem se tornar vias de sentido único. A mudança está sob avaliação no setor de engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Atualmente, as quatro vias funcionam em mão dupla. A Semob estuda a quantidade de veículos que trafegam diariamente nesses corredores para processar os dados em testes de computador. “Temos um programa, onde inserimos os dados do volume de tráfego e o programa simula como ficaria se houvesse a mudança. Se for comprovada a viabilidade, no mais tardar até setembro estaríamos adotando mão única nessas quatro avenidas de grande circulação”, afirmou Walter Pedro da Silva, diretor do setor de engenharia de tráfego da Semob.

As quatro avenidas se situam no coraçãocomercial da capital, o bairro de Lagoa Nova, e fazem a ligação entre as zonas Sul e Norte de Natal. Se a mudança se configurar, a Antônio Basílio passaria a ter como sentido único Zona Norte / Nova Descoberta. Paralela à Antônio Basílio, a Avenida Nascimento de Castro passaria a ter o sentido inverso: Nova Descoberta / Zona Norte. O mesmo aconteceria com a Amintas Barros (Zona Norte / Nova Descoberta), ao contrário da Miguel Castro, que passaria a fluir no sentido Nova Descoberta / Zona Norte.

Segundo a Semob, a transformação dessas avenidas em mão única faria com que houvesse melhoria no tráfego de diversos bairros da capital, e contribuiria para desafogar avenidas grandes como a Bernardo Vieira, uma vez que facilitaria a inserção dos bairros de Dix-Sept Rosado e Nossa Senhora de Nazaré como opções aos motoristas da capital. Também está sob avaliação transformar outras avenidas em mão única, como Jaguarari e São José.

Do blog: É necessário e urgente.

REFLEXÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

O SUCESSO DO BLUES NO BECO

O Produtor Cultural Marcelo Veni levou a cantora e compositora Simona Talma e sua banda `` Os Compradores de Charuto ´´ ao Beco da Lama e proporcionou ao Centro Cultural de Natal / RN mais um momento de boa música dentro do projeto `` Beco Musical, a noite foi em homenagem a Emy Winehouse.
Fotografias da Produção do Evento.