PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

sábado, 5 de março de 2011

OS NEGROS AINDA SÃO DESRESPEITADOS


Joseanatal.blogspot.com nasceu para divulgar a cultura potiguar, mas as experiências de vida estão me levando a levantar assuntos cotidianos relacionados ao trabalhador. Iniciamos com Assédio Moral e Sexual do Trabalho. Iremos adentrar o Preconceito Racial também, que verdadeiramente tem sido uma grande farsa neste país de Dom Pedro I. O negro ainda sofre preconceito racial, principalmente no trabalho.

PRECONCEITO RACIAL: UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL

A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros.
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade.
É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.
É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.

Um comentário:

  1. Ótimo que você explore este assunto. Quanto mais falarmos sobre ele, nos indignarmos com as injustiças, menos violência veremos ser cometidas contra pessoas de pele negra. Aliás, junto a estas, há também o ranço, a discriminação e a exclusão dos brancos pobres. Estes, são tão excluídos quanto aqueles. Basta olharmos nos espaços que frequentamos, trabalhamos, estudamos, até mesmo entre nossos familiares, para perceber a diferença que faz ser "bem sucedido", ter um carro, etc. etc. Parabéns pela iniciativa, continue sendo mais uma voz que clama por um mundo melhos.

    ResponderExcluir