PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL

Um comentário:

  1. Essa é para quem ainda tem dúvida sobre como chamar a nova líder político-administrativa máxima do país: Presidente ou Presidenta?

    Alguns metidos a sabidos, sabidamente preconceituosos, afirmavam que Lula falava errado quando designava Dilma como “a futura Presidenta” do Brasil.

    Tive a curiosidade de consultar, nesta manhã do dia 1º (de todos os santos), alguns dicionários, dentre eles o Caudas Aulete, o Houaiss, o Aurélio, o Pasquale, o Cegalla…

    Na maioria deles encontrei que a expressão Presidente é comum aos dois gêneros. Mas, pelo menos no Houaiss e no Pasquale, vi que o uso da expressão Presidenta é consagrado.

    Assim, fica tranquilo, a depender da dupla possibilidade visualizada nos dicionários brasileiros: A Presidente ou a Presidenta. Ambos estão certos. Ou certas.

    Acho, inclusive, que Dilma irá preferir Presidenta, em face do aspecto mais decisivamente feminino da palavra e da marca histórica inédita.

    Por falar nisso, as mulheres tomaram conta, mesmo. Só para ilustrar, lembro que logo, logo, teremos a primeira Reitora eleita da UFRN. Afinal, ambas as candidatas são mulheres.

    E aí, não tem dúvida: as mulheres estão mandando, mesmo, neste país!

    Que bom!

    ResponderExcluir