PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

+++++ PASSAGEM DESBOTADA NA MEMÓRIA +++++

VAI PASSAR

Chico Buarque



Vai passar nessa avenida um samba popular

Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar

Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais

Que aqui sangraram pelos nossos pés

Que aqui sambaram nossos ancestrais

Num tempo página infeliz da nossa história,

passagem desbotada na memória

...Das nossas novas gerações

Dormia a nossa pátria mãe tão distraída

sem perceber que era subtraída

Em tenebrosas transações

Seus filhos erravam cegos pelo continente,

levavam pedras feito penitentes

Erguendo estranhas catedrais

E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz

Uma ofegante epidemia que se chamava carnaval,

o carnaval, o carnaval

Vai passar, palmas pra ala dos barões famintos

O bloco dos napoleões retintos

e os pigmeus do boulevard

Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar

A evolução da liberdade até o dia clarear

Ai que vida boa, ô lerê,

ai que vida boa, ô lará

O estandarte do sanatório geral vai passar

Ai que vida boa, ô lerê,

ai que vida boa, ô lará

O estandarte do sanatório geral... vai passar

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UMA GOVERNADORA PARA O PAÍS DE MOSSORÓ

Rosalba: Longe de Natal por Vicente Serejo




Blog reproduz coluna do Jornalista Vicente Serejo escrita no Jornal de Hoje de ontem.



Não vem das elites natalenses, movidas por velhos sentimentos competitivos ou coisas que tais, a força que impõe até agora um insuperável distanciamento entre a governadora Rosalba Ciarlini e a capital do estado que governa. Quem lança o olhar livre do escapismo racional que inventa uma razão para fugir da verdade, percebe que a postura do rosalbismo substitui a sedução pela segregação de um povo que, antes de pedir ou receber, lhe ofereceu duas grandes vitórias para o Governo e o Senado.



Depois, e como se já não bastasse, as falas e posicionamentos da governadora não têm passado ao natalense o menor desejo e gosto por seduzir a sua gente. Pelo contrário: abandonou a cidade, como na atual campanha, como se Natal não tivesse no seu governo a menor importância, transferindo para Mossoró quase vinte milhões de reais em obras não prioritárias, como reformas da estação rodoviária, do estádio de futebol e teatro, em plena vigência do estado de calamidade na saúde que ela decretou.


Alguma mentalidade sectária ou obediente argumentará que Mossoró é a sua fortaleza política e até o seu reinado. Pode ser. E é natural que seja. Mas na política se há de pesar e sopesar cada gesto. Nenhuma postura pública tem direito de ousar tanto como desconhecer a maior caixa de ressonância da opinião pública sem pagar um preço elevado. A opção pela saúde deveria ter sido um marco desde o primeiro dia da vigência da calamidade, há mais de três meses, e não agora e como uma desculpa.



A cúpula política rosalbista sabe o que todos sabem: o deputado Henrique Alves, comandante em chefe da campanha de Hermano Morais, e o senador Garibaldi Filho, não gostariam de assistir ao gesto e ouvir a declaração do apoio da governadora. Como seriam o seu gesto e a sua palavra? Seriam como foram para o candidato Rogério Marinho? De nenhum relevância ou empenho, transformando o aliado em herdeiro do abandono? Ao contrário do esforço do PMDB lutando nas ruas a toda hora?



O comando rosalbista sabe lutar, sim, e vencer os obstáculos. Tanto sabe que deu exemplos de destemor e superação não só em Mossoró – seria uma referência distante – mas em Natal, vencendo no espaço de quatro anos e em duas eleições majoritárias, o senador Fernando Bezerra, a governadora Wilma de Faria e o então governador Iberê Ferreira de Souza. E em nenhum desses instantes sequer era a favorita nas urnas natalenses, pelo menos a julgar pelas previsões dos institutos de pesquisa.



Até agora – eis a verdade nua e crua para repetir o velho clichê tão gasto – o destino de Natal e dos natalenses interessa muito pouco ao Governo Rosalba Ciarlini, se julgada a sua postura e os seus gestos, se é deles que nasce uma boa relação de amistosa convivência. Desta vez – tem sido assim – nem pelo artificialismo do marketing o governo tem pretendido conquistar a cidade. Como se para tê-la outra vez bastasse apenas esperar o dia de mover catracas e cremalheiras de sua máquina gigante

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

HOMENAGEM AOS ETERNOS PROFESSORES

ABAIXO, COM MINHA PROFESSORA DO SEGUNDO ANO


MINHA TURMA DO SEGUNDO ANO
EM PÉ, DE PRETO, MINHA MÃE, DO LADO A PROFESSORINHA
NO LADO DIREITO, PRIMEIRA FILA, MEU IRMÃO, EU E UM AMIGUINHO


TUDO ISSO EM MOSSORÓ, NO BAIRRO DO ALTO DA CONCEIÇÃI

A JORNALISTA CAMILLA PIMENTEL COM ROSALBA

 

De ELIANA LIMA, TRIBUNA DO NORTE - NATAL / RN

Abelhinha por um dia com Rosalba Ciarlini

14 de Outubro de 2012
A partir de hoje, as colunas de domingo revelarão um dia, pessoal e de trabalho, de personalidades das terras dos potis-expoentes. Seja na área política, empresarial, médica, da sociedade, etc e mais. Reportagem que será feita por um jornalista convidado. Se mulher, Abelhinha por um dia. Se homem, Zangão por um dia. Se Vespa? Também.

Quem inicia é a jornalista Camilla Pimentel, que passou o dia da última quarta-feira com a maior expressão do Estado atualmente: a governadora Rosalba Ciarlini.

» Despertar

6h50, começava a acordar a quarta-feira. Na Casa Rosado, ouvia-se apenas o vento batendo nas plantas e o som dos pássaros. Por volta das 7h30, a governadora surge na varanda para falar com a sua secretária Iris Machado e com a ajudante de ordem, Capitã Magna, que já estavam na residência para acompanhar a chefe em sua agenda.

Convidou todos para o café matinal. De secretário, apenas o da Comunicação, Alexandre Mulatinho. No desjejum, Rosalba deu prioridade a mamão e banana. Arriscou no queijo de coalho assado. Fez questão de frisar: “Ahh...esse queijo é uma delícia, merece provar. Ganhei de um amigo lá de Mossoró”.

Quase 8h30, o staff a postos para o primeiro compromisso do dia: visita ao Hospital João Machado.  Ao entrar no carro, o velho esquecimento feminino: “Peraí, deixe eu ver se eu trouxe o meu celular. Ah, está aqui”, tranquilizou-se.

» Termômetro

No João Machado, aguardava a secretária Kátia Pinto (Infraestrutura). Mostrou a obra de construção de 31 leitos. Segue para despachar na Governadoria. Já no gabinete, reunião com o secretário Aldair Rocha (Segurança). Mesmo tempo em que assinou processos levados pelo chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho. Aldair Rocha informou a boa nova: entrega de 1.200 coletes para a PM e 30 caminhonetes Ranger para a Polícia Civil.

» Ligação alvinegra

Ainda de manhã, a governadora recebeu o presidente do ABC, Rubens Guilherme, e alunos da rede estadual de ensino, ganhadores do concurso de redação do Proerd. A aluna Kettuliane do Nascimento entregou à governadora um abaixo-assinado pela construção da quadra de esportes da Escola Estadual Maria Queiroz, em Felipe Camarão.

» Caderno

Pouco depois das 11h, pressa para chegar à Escola Edgar Barbosa e conferir o funcionamento do SigEduc, programa de informática para matrículas, lançamentos de notas e conteúdo virtual. Pausa para o velório do engenheiro Camilo Barreto, marido de Anna Maria Cascudo. De lá, Residência Oficial. Almoçar e afivelar a mala, rumo a Brasília.

» Íntimo e pessoal

O primeiro-cavalheiro Carlos Augusto Rosado estava na sala em tête-à-tête com o deputado Leonardo Nogueira (DEM), testemunhado pelo adjunto do Gabinete Civil, Galbi Saldanha. Quando a Abelhinha chegou, o parlamentar já se preparava para sair.

Como Rosalba não retornou à Governadoria, o secretário José Airton (Tributação) chega à casa às 12h45 para conversar com a chefe. Após, a governadora se dirigiu à mesa e convidou todos a almoçar. Mais uma vez Carlos Augusto não participou da refeição. Mas não resistiu a hora da sobremesa. Desculpou-se pela ausência no almoço. A mulher, então, pergunta: “Meu marido, você já almoçou?”.

» Delícia

Perdeu um cardápio supimpa, preparado pelos chefs Heloísa e Evilberto: Salpicão de forno, filé ao molho de gorgonzola e champinhon; frango com ervas; arroz ao curry, feijão verde com queijo de coalho; macaxeira frita. De sobremesa: mousses de limão e maracujá.

» Acelerando

Depois do almoço, malas no carro e direto para o Aeroporto Augusto Severo. Às 13h20, a governadora embarcou para a capital federal, acompanhada dos secretários Gilberto Jales (Recursos Hídricos) e Kátia Pinto. Na agenda, audiência com o ministro Fernando Coelho (Integração).

Também decolou o maridón. Foi visitar o filho Kadu, que está morando na Corte. A esposa lamentou: “Como eu queria ficar até domingo e matar a saudade do meu filho. Carlos Augusto teve sorte e vai ficar”,

No Aeroporto, a Abelhinha manteve o segundo contato com o recluso marido da governadora. Nada que lembrasse o lado ravengar tão propalado. Foi muito simpático. Incorporou um repórter e perguntou à Abelhinha: “Há quanto tempo você se formou?”. Parou na livraria. Comprou o livro ‘Etiqueta Sem Fescura’, de Cláudia Matarazzo. Para surpresa da Abelhinha, presenteou-a. Será sempre assim ou estava num momento de felicidade extra pela vitória em Mossoró e na Grande Natal? Ficou a dúvida. A impressão registrada foi o bom-humor de Carlos Augusto. Mas, não deu oportunidade para ouvir as perguntas que estavam na ponta: indicação para o TCE, sua participação nas decisões do governo, sua ida para o Gabinete Civil. Ou.

» Rosalba mulher


Que cheiro a Rosa exala? “Adoro perfume, mas o que eu gosto mesmo para o cotidiano é lavanda. Tomo um banho de lavandada antes de sair de casa”. Quanto ao cabelo, a agenda intensa impossibilita cuidados em salão de beleza: “Ontem, eu mesmo pintei meu cabelo”. Revela mais: “No sábado, quando vou fazer minha unha, eu é que vou dirigindo”. A maquiagem é de boa qualidade, e eclética: “Uso MAC, Shiseido e Boticário”. No zelo com a pele, não dorme com maquiagem.

De indumentária, não é muito exigente em relação a marcas famosas: “Se gostar, eu compro. Semana passada comprei uma blusa na Riachuelo”. Olhaí, Flávio Rocha!

» Rosalba mãe e avó

“Não abro mão de tirar um tempo para os meus netos. Todo fim de semana eles vêm para a minha casa e almoçamos juntos. E os que moram longe eu falo por telefone, sempre”.

Na cozinha, colher de pau nas panelas. Adora camarão. De sobremesa, “nada melhor que uma goiabada com queijo”, o famoso Romeu e Julieta. E faz compras: “Gosto de ir ao supermercado. Em Brasília faço questão de fazer feira com meu filho Kadu. É uma terapia ir ao supermercado”.

» Administração

Indagada sobre mudanças no secretariado, fez cara de surpresa. Disse apenas que não pretende. Quanto ao TCE, desconversou. Alegou que ainda analisa.
Sobre o maridón no comando da Casa Civil: “Já disse que ele será bem-vindo. Carlos Augusto foi um ótimo presidente da Assembleia Legislativa, é um ótimo gestor, sabe administrar”. Então, é aguardar.

» Interferência ravengariana

Afirmou: “Carlos Augusto, se tiver vindo muito aqui na Governadoria, foi só duas vezes”, encerrando logo a conversa.

» Eleições 2012

Vitória em Mossoró: “Comemorei e comemoro até hoje. Essa vitória tem um sabor especial, porque foi de virada. Minha candidata estava atrás nas pesquisas e ganhou com cinco pontos de vantagem”. E disse o que ainda não se atentou: “Ganhamos em quase todos os municípios da Grande Natal. Só perdemos em Parnamrim. Em Extremoz, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, todos os candidatos que ganharam tinham o nosso apoio”.

Segundo turno em Natal? Não quis se pronunciar sobre apoio.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

VOLTAREMOS APÓS O SEGUNDO TURNO

PARA EVITAR PROBLEMINHAS, O BLOG RESOLVEU ISOLAR-SE NA DISPUTA À PREFEITURA DE NATAL/RN POR SER SERVIDOR PÚBLICO.
APÓS SEGUNDO TURNO RETORNAREMOS.
 ESTAMOS ALCANÇANDO 100.000 ACESSOS.

OBRIGADO A VOCÊ.