PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A JORNALISTA CAMILLA PIMENTEL COM ROSALBA

 

De ELIANA LIMA, TRIBUNA DO NORTE - NATAL / RN

Abelhinha por um dia com Rosalba Ciarlini

14 de Outubro de 2012
A partir de hoje, as colunas de domingo revelarão um dia, pessoal e de trabalho, de personalidades das terras dos potis-expoentes. Seja na área política, empresarial, médica, da sociedade, etc e mais. Reportagem que será feita por um jornalista convidado. Se mulher, Abelhinha por um dia. Se homem, Zangão por um dia. Se Vespa? Também.

Quem inicia é a jornalista Camilla Pimentel, que passou o dia da última quarta-feira com a maior expressão do Estado atualmente: a governadora Rosalba Ciarlini.

» Despertar

6h50, começava a acordar a quarta-feira. Na Casa Rosado, ouvia-se apenas o vento batendo nas plantas e o som dos pássaros. Por volta das 7h30, a governadora surge na varanda para falar com a sua secretária Iris Machado e com a ajudante de ordem, Capitã Magna, que já estavam na residência para acompanhar a chefe em sua agenda.

Convidou todos para o café matinal. De secretário, apenas o da Comunicação, Alexandre Mulatinho. No desjejum, Rosalba deu prioridade a mamão e banana. Arriscou no queijo de coalho assado. Fez questão de frisar: “Ahh...esse queijo é uma delícia, merece provar. Ganhei de um amigo lá de Mossoró”.

Quase 8h30, o staff a postos para o primeiro compromisso do dia: visita ao Hospital João Machado.  Ao entrar no carro, o velho esquecimento feminino: “Peraí, deixe eu ver se eu trouxe o meu celular. Ah, está aqui”, tranquilizou-se.

» Termômetro

No João Machado, aguardava a secretária Kátia Pinto (Infraestrutura). Mostrou a obra de construção de 31 leitos. Segue para despachar na Governadoria. Já no gabinete, reunião com o secretário Aldair Rocha (Segurança). Mesmo tempo em que assinou processos levados pelo chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho. Aldair Rocha informou a boa nova: entrega de 1.200 coletes para a PM e 30 caminhonetes Ranger para a Polícia Civil.

» Ligação alvinegra

Ainda de manhã, a governadora recebeu o presidente do ABC, Rubens Guilherme, e alunos da rede estadual de ensino, ganhadores do concurso de redação do Proerd. A aluna Kettuliane do Nascimento entregou à governadora um abaixo-assinado pela construção da quadra de esportes da Escola Estadual Maria Queiroz, em Felipe Camarão.

» Caderno

Pouco depois das 11h, pressa para chegar à Escola Edgar Barbosa e conferir o funcionamento do SigEduc, programa de informática para matrículas, lançamentos de notas e conteúdo virtual. Pausa para o velório do engenheiro Camilo Barreto, marido de Anna Maria Cascudo. De lá, Residência Oficial. Almoçar e afivelar a mala, rumo a Brasília.

» Íntimo e pessoal

O primeiro-cavalheiro Carlos Augusto Rosado estava na sala em tête-à-tête com o deputado Leonardo Nogueira (DEM), testemunhado pelo adjunto do Gabinete Civil, Galbi Saldanha. Quando a Abelhinha chegou, o parlamentar já se preparava para sair.

Como Rosalba não retornou à Governadoria, o secretário José Airton (Tributação) chega à casa às 12h45 para conversar com a chefe. Após, a governadora se dirigiu à mesa e convidou todos a almoçar. Mais uma vez Carlos Augusto não participou da refeição. Mas não resistiu a hora da sobremesa. Desculpou-se pela ausência no almoço. A mulher, então, pergunta: “Meu marido, você já almoçou?”.

» Delícia

Perdeu um cardápio supimpa, preparado pelos chefs Heloísa e Evilberto: Salpicão de forno, filé ao molho de gorgonzola e champinhon; frango com ervas; arroz ao curry, feijão verde com queijo de coalho; macaxeira frita. De sobremesa: mousses de limão e maracujá.

» Acelerando

Depois do almoço, malas no carro e direto para o Aeroporto Augusto Severo. Às 13h20, a governadora embarcou para a capital federal, acompanhada dos secretários Gilberto Jales (Recursos Hídricos) e Kátia Pinto. Na agenda, audiência com o ministro Fernando Coelho (Integração).

Também decolou o maridón. Foi visitar o filho Kadu, que está morando na Corte. A esposa lamentou: “Como eu queria ficar até domingo e matar a saudade do meu filho. Carlos Augusto teve sorte e vai ficar”,

No Aeroporto, a Abelhinha manteve o segundo contato com o recluso marido da governadora. Nada que lembrasse o lado ravengar tão propalado. Foi muito simpático. Incorporou um repórter e perguntou à Abelhinha: “Há quanto tempo você se formou?”. Parou na livraria. Comprou o livro ‘Etiqueta Sem Fescura’, de Cláudia Matarazzo. Para surpresa da Abelhinha, presenteou-a. Será sempre assim ou estava num momento de felicidade extra pela vitória em Mossoró e na Grande Natal? Ficou a dúvida. A impressão registrada foi o bom-humor de Carlos Augusto. Mas, não deu oportunidade para ouvir as perguntas que estavam na ponta: indicação para o TCE, sua participação nas decisões do governo, sua ida para o Gabinete Civil. Ou.

» Rosalba mulher


Que cheiro a Rosa exala? “Adoro perfume, mas o que eu gosto mesmo para o cotidiano é lavanda. Tomo um banho de lavandada antes de sair de casa”. Quanto ao cabelo, a agenda intensa impossibilita cuidados em salão de beleza: “Ontem, eu mesmo pintei meu cabelo”. Revela mais: “No sábado, quando vou fazer minha unha, eu é que vou dirigindo”. A maquiagem é de boa qualidade, e eclética: “Uso MAC, Shiseido e Boticário”. No zelo com a pele, não dorme com maquiagem.

De indumentária, não é muito exigente em relação a marcas famosas: “Se gostar, eu compro. Semana passada comprei uma blusa na Riachuelo”. Olhaí, Flávio Rocha!

» Rosalba mãe e avó

“Não abro mão de tirar um tempo para os meus netos. Todo fim de semana eles vêm para a minha casa e almoçamos juntos. E os que moram longe eu falo por telefone, sempre”.

Na cozinha, colher de pau nas panelas. Adora camarão. De sobremesa, “nada melhor que uma goiabada com queijo”, o famoso Romeu e Julieta. E faz compras: “Gosto de ir ao supermercado. Em Brasília faço questão de fazer feira com meu filho Kadu. É uma terapia ir ao supermercado”.

» Administração

Indagada sobre mudanças no secretariado, fez cara de surpresa. Disse apenas que não pretende. Quanto ao TCE, desconversou. Alegou que ainda analisa.
Sobre o maridón no comando da Casa Civil: “Já disse que ele será bem-vindo. Carlos Augusto foi um ótimo presidente da Assembleia Legislativa, é um ótimo gestor, sabe administrar”. Então, é aguardar.

» Interferência ravengariana

Afirmou: “Carlos Augusto, se tiver vindo muito aqui na Governadoria, foi só duas vezes”, encerrando logo a conversa.

» Eleições 2012

Vitória em Mossoró: “Comemorei e comemoro até hoje. Essa vitória tem um sabor especial, porque foi de virada. Minha candidata estava atrás nas pesquisas e ganhou com cinco pontos de vantagem”. E disse o que ainda não se atentou: “Ganhamos em quase todos os municípios da Grande Natal. Só perdemos em Parnamrim. Em Extremoz, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, todos os candidatos que ganharam tinham o nosso apoio”.

Segundo turno em Natal? Não quis se pronunciar sobre apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário