PERFIL

Minha foto
A poesia é liberta, não tem senhores; é sozinha, ao mesmo tempo multidão. Seu canal é o poeta, por onde passa, arrastando veias, fígado, mãos, olhos, coração.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

RODRIGO LACAZ: O ARTISTA QUE FOI CENSURADO

Jornal Tribuna do Norte - Natal / RN
Repórter Yuno Silva

A relação profissional entre artistas e contratantes por vezes ganha contornos conflituosos, e casos corriqueiros acabam ganhando uma dimensão impensável nesses tempos de comunicação globalizada e redes sociais. O caso mais recente aconteceu com o cantor e compositor potiguar Rodrigo Lacaz, também conhecido pelo seu trabalho na banda Lunares, com a qual lançou um CD. Contratado para dois shows no Festival Gastronômico Sabor Potiguar, evento incluso no projeto "Agosto da Alegria", ele teve sua segunda apresentação abruptamente interrompida sob a justificativa de que o repertório (com algumas canções em inglês, como Beatles e Cindy Lauper e Andrea Boccelli) não se adequava ao perfil do evento. A produção chegou a desligar o som do palco durante a apresentação. "Quando fui contratado, uma semana antes, não me disseram nada sobre essa restrição. Meu trabalho tem uma proposta artística, um conceito, e não posso mudar tudo de uma hora para outra. Inclusive me apresento com bases eletrônicas", disse Rodrigo ao VIVER.

O produtor Marcelo Veni, responsável pela programação contratada pela Secretaria de Agricultura, idealizadora do Festival em parceira da FJA no "Agosto da Alegria", disse que houve entendimento com Lacaz que reduziria o número de músicas internacionais. "Ele concordou em concentrar as músicas no início do show, e que depois só iria cantar em português", informou Veni. Rosane Morais, da Secretaria de Agricultura, disse que também conversou com o músico, "que não confirmou se iria ou não mudar o repertório. Se tivesse dito que não iria, teríamos cancelado o show do sábado (3) e pagaríamos o cachê da mesma forma. Pessoalmente gostei da música dele, mas as pessoas estavam questionando e achei por bem tentar contornar".

Ao contrário do que foi divulgado por Rodrigo Lacaz em carta pública divulgada ontem, o músico foi avisado que o tempo de apresentação seria reduzido devido série de ações incorporadas à programação de última hora. A secretária Isaura Rosado disse não ter qualquer envolvimento com o caso. "Acho que houve um equívoco na contratação, ele estava deslocado, mas nem estive lá no sábado", disse ela.

Conforme combinado, Lacaz concentrou as 3 músicas internacionais no início do show. "As pessoas precisam entender que músico não é vitrola e não há humilhação maior para um músico que desligarem o som durante uma apresentação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário